Com o crescimento da demanda de novas tecnológicas na busca por solucionar problemas que, há pouco tempo, nem sequer existiam, a utilização das chamas APIs promete ser a resposta para o estabelecimento de conexão entre cada peça da linha de soluções disponíveis no mercado mundial de softwares.
Este cenário veio da criação de uma diversidade de Softwares de Serviços (em inglês, SaaS) cada vez mais focados e especializados, que tem tornado difícil a vida de empresas que, na década passada, tinham como costume resolver tudo a partir do contrato de um único grande fabricante.
Por um lado, a qualidade atual dos softwares tornam a produtividade das empresas muito superiores ao que se era acostumado anos atrás. Por outro, a principal dificuldade, hoje, é com a integração entre cada um destes softwares específicos, que atuando separadamente, resolvem apenas uma fração das atividades necessárias para a solução de problemas.
As chamadas APIs funcionam como uma interface entre sistemas. Basicamente, são uma plataforma que permite a integração de determinado software com o sistema de terceiros.
Um ótimo exemplo da utilização de APIs, são os sistemas de pagamento online, como o conhecido mundialmente, Paypal. Neste segmento, as APIs podem ser inseridas nas mais variadas plataformas de e-commerce, proporcionando assim o “checkout transparente”, em que o usuário tem a possibilidade de efetuar o pagamento, sem precisar sair do site da compra.
Outra integração que tem se tornado muito importante nos últimos anos, é a entre sistemas de marketing e redes sociais, como o Facebook. Neste caso, as APIs atuam conectando os sistemas para a troca de informações de contatos. Ação mais conhecida como “Captação de Leads”, entre profissionais do Marketing Digital.
Como consequência natural da transformação digital, o recebimento, administração e a análise de dados torna-se uma possibilidade muito mais efetiva para a otimização de processos dentro das empresas. Isso pelo qual os dados são computados por programações e unidos em um só local, para que o negócio tenha uma visão mais ampla de seu cenário.
Porém, para que isso funcione conforme o esperado, é preciso que haja comunicação entre os diferentes sistemas. Caso o contrário, existirá a fragmentação de informações e vários pontos de captação de dados isolados, que se perderão em meio aos processos.
Segundo estimativas do Seagate e IDC, o volume da troca de dados deve crescer mais de quatro vezes nos próximos seis anos, atingindo 175 zettabytes em 2025. Desta forma, administrar os dados sem uma interface de integração entre sistemas de dentro das organizações ou entre parceiros de negócios, se torna cada vez mais inviável.
Este será o futuro para as empresas de todo o mundo, nos próximos anos. Por um lado, a facilidade em encontrar os mais variados softwares e sistemas de soluções para todos os departamentos do seu negócio. Por outro, a dificuldade de comunicação entre diferentes sistemas e a intensa competitividade, com a transformação digital exigindo dinamismo e inteligência de sua equipe.
Para se desenvolver neste cenário e conseguir se destacar com diferenciais, será preciso integrar rapidamente as diferentes tecnologias e, ao mesmo tempo, garantir inteligência em todos os processos.
Temos uma vasta experiência na integração de sistemas com APIs de terceiros. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores. Comece hoje mesmo a conectar os dados de suas diferentes soluções!